PROJETO TERRA NAS ESCOLAS
 

AS PRIMEIRAS EMISSORAS.
 

As ondas do Rádio são consideradas um recurso da natureza, que pertence a toda humanidade, o espectro radioelétrico é um bem comum e ilimitado.
Para cuidar deste espectro radioelétrico, foi criada a Associação Internacional de Rádio e Telegrafia, para definir critérios internacionais de distribuição de ondas de radiodifusão. A mais antiga estação de Rádio, a KDKA norte americana, entrou no ar em 1920, sendo que o primeiro comercial só foi vinculado à programação radiofônica em 1922, e em 1927, foi transmitido o primeiro evento em cadeia nacional.

AS PRIMEIRAS EMISSÕES EM ONDAS CURTAS

As primeiras transmissões em ondas curtas surgiram no ano de 1927. O pioneirismo foi dos Holandeses, através da PHOHI, prefixo PCJJ, na faixa de 31 metros, freqüência de 9.590 Mhz, diretamente da cidade de Eindhoven.

Em seguida a Alemanha, em 1930, testar transmissores em ondas curtas. Em 1938, a BBC de Londres começou a transmitir em outros idiomas. Primeiro em Árabe, depois em Alemão, Francês, Português e Espanhol.

NO BRASIL

Em 1923 no Rio de Janeiro, entrou no ar a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, considerada a pioneira no Brasil. Entretanto, existem documentos que provam que a Rádio Clube de Recife foi a primeira a realizar uma transmissão radiofônica no Brasil, em 1919. Até os anos 30 as emissoras chamavam-se clubes ou associações, porque eram sustentadas por uma minoritária e não era muito popular, pois existiam poucos aparelhos de rádios no Brasil. Uma pequena elite é que tinha o privilégio de ouvir as emissoras naquela época.

DÉCADA DE OURO

Logo que assumiu a Presidência do País, Getúlio Vargas instituiu o programa Hora do Brasil, que foi criado em 1937 para divulgar a administração federal e com a transmissão de música popular Brasileira. No governo de Getúlio os artistas das rádios, que ganhavam por apresentação, passaram a ter salários.

A Hora do Brasil passa a chamar-se A VOZ DO BRASIL, a qual é vinculada até hoje na programação das Rádios.

OS TIPOS DE EMISSORAS

RÁDIO AM

AM quer dizer amplitude modulada, faixa considerada popular, com

uma programação mais jornalística e mais falada que musical. São características das Mas, prestação de serviços e jornalismo.

RÁDIO FM

FM significa freqüência modulada. O Rádio FM, teve inicio em 1970,

com uma programação voltada para o público jovem, muita brincadeira, músicas raízes, populares e voltada para a cultura regional, criando cidadania. Como os sinais não alcançam locais distantes, a maioria do público é da cidade, onde localiza o estúdio.

Características: Predominância musical, linguagem informal, público segmentado.

RÁDIOS LIVRES OU COMUNITÁRIAS 

São Paulo foi o precursor, pois foi onde surgiram em 1981 as primeiras rádios livres do País. Estas rádios de baixa potência e irradiação restrita, surgiram com propostas de melhorar as condições de educação e saúde dos moradores dos bairros, favelas e dos pequenos núcleos habitacionais. Por serem rádios do povo, sem vínculos com políti­cos ou grupos dominantes, caíram na graça do povo e
hoje são as emissoras mais ouvidas. Diante deste crescimento, "o monopólio e o oligopólio" da comunicação, representados pela ABERT, mobilizou-se em 1998, no governo de FHC e do Ministro de Estado e Comunicação Sérgio Mota, em um vácuo deixado na criação da a agência de fiscalização - ANATEL ( lei 9472/97) - a lei geral de telecomunicações. E para preencher este espaço criou se uma lei especifica para radiodifusão de até 25 watts de potência (lei 9612/98) restrita, não com o intuito de viabilizar as pequenas emissoras, mas sim de erradicá-las.
Daí surgiu pejorativamente o nome de Rádios Piratas ou Clandestinas, às emissoras que se instalaram somente com o pedido no Ministério das Comunicações. Sempre com a argumentação da falta de autorização do Poder.

RÁDIOS PIRATAS

Em tempo de guerra, grupos patriotas, utilizando pequenas embarcações onde eram montadas pequenas rádios em ondas curtas, no mar, nas orlas de seus países, organizavam a resistência. Portanto, não é pejorativo para os radio amantes Brasileiros esta denominação, pois são patriotas que não estão no mar, mas em terra firme com entidades registradas, com personalidade jurídica, com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, inscrições municipais, pagando impostos, FGTS e INSS e sobretudo ajudando na construção da verdadeira "Democratização da Comunicação Social" no País. Lutase contra as Rádios pertencentes a grupos políticos e outras pertencentes a uma elite que tem no lucro o objetivo de suas emissoras. Monopólios e Oligopólios (art.220, inc. V, CF./88) que constituem crime, mas ao invés de punidos, são protegidos do Governo. Enquanto isso as Rádios do Povo, perseguidas e seus representantes processados e punidos por leis extravagantes.

LEI MUNICIPAL

Uberaba (MG) é o epicentro do movimento nacional, com um trabalho em favor da regulamentação de "Leis Municipais", autorizativa de funcionamento de pequenas emissoras, de baixa potência e irradiação restrita (Com base no federalismo e no art. 30, I da CF./88).

RÁDIO É IMAGINAÇÃO

O ser humano possui cinco sentidos: o tato, o olfato, a visão, o paladar e audição.

O som do Rádio estimula apenas um, o Auditivo.

Por ser um meio de comunicação auditivo, o som do Rádio estimula a imaginação. Costuma se dizer que o som "fala" diretamente ao coração, despertando vontades e desejos, que associado à fala e a sonoplastia, permite que cada um veja o que se está sendo

transmitido, imagine o personagem, desenhe o lugar e nos permite criar situações da forma que queremos.

RÁDIO É INSTANTÂNEO

Quando se ouve o Rádio não é possível voltar e tentar ouvir novamente uma notícia que tenha chamado a nossa atenção. Mas o que poderia ser um defeito é uma grande qualidade, isto é, ser instantâneo.

A notícia do Rádio sempre saiu à frente do Jornal e da TV.

PROJETO TERRA

A idéia de sair do estúdio e vir à escola, ao mesmo tempo em que proporciona a troca de idéias e interação entre a equipe da TERRA e o público, traz possibilidades de melhorar cada vez mais a própria emissora de modo que a juventude possa se identificar e se reconhecer em cada programa. O nosso projeto busca também de forma educativa, despertar no jovem a vocação em defesa da democratização da comunicação social. A função do projeto é interagir com a comunidade, com a secretaria municipal de educação, com outros municípios, no sentido de avançar cada vez mais, na conquista do espaço radioelétrico, fazendo das pequenas rádios do país, a praça "Ateniense" na defesa da verdadeira cidadania e de uma concreta "Democracia".

LOCUÇÃO

A voz humana tem um papel fundamental, entre os sons que são emitidos. A voz é como uma impressão digital: pessoal, única e intransferível.

Cada pessoa tem seu próprio estilo e timbre de voz ( grave, aguda, suave, formal)

Dicas para cuidar da sua voz. Evite cigarros e bebidas geladas; Não fale mascando chiclete;

Beba somente um copo com água fresca;

Mel e limão são excelentes para a garganta (Evite usá-Ios antes de falar, porque produzem muitas salivas); Espante o seu nervosismo, encha os pulmões de ar, pise firme e pense...Hoje farei o melhor programa da minha vida.

Se mesmo assim o nervosismo insistir em aparecer, relaxe e aperte uma caneta, um lápis ou uma moeda.

Aprenda a respirar e não tenha medo do microfone. Sentese próximo ao mesmo, em posição confortável, não fique encolhido e nem curvado e não use roupas que apertem a cintura ou a garganta, não fale e nem leia olhando para baixo. Levante os papeis e respire pelo nariz enquanto fala e solte o ar pouco a pouco, pela boca ( Se você respirou pela boca vai dar a impressão que está afogando por causa dos ruídos que serão produzidos).

Pronunciar claramente as palavras, de forma que os outros possam ouvir e entender tudo que falamos. Não fale com a boca fechada. Abra bem a boca e pronuncie as palavras bem devagar, para que entendam o que você está falando.

Faça diariamente leitura livre. Leia um texto em voz alta, com naturalidade e entendendo o sentido das palavras, tendo cuidado com a pontuação. Cuidado com a linguagem. Seja simples e tenha criatividade. Não adianta ter uma bela voz, um vocabulário rico, falar com clareza e correção, se não existir certa dose de criatividade. Criatividade é falar tudo aquilo que todo mundo fala, mas de uma maneira diferente, graciosa, utilizando recursos do idioma.É ter uma conversa gostosa. Aprenda a preparar roteiros, operar a mesa de áudio, fazer entrevistas, debates, conduzir um programa. Errar todo mundo erra, mas nunca tente consertar o erro, faça uma brincadeira um trocadilho e "bola pra frente".

O RÁDIO

Desde os tempos antigos o ser humano sentiu a necessidade de se comunicar a uma distância superior ao alcance da voz. Usou a fumaça, tambor, sinais de luz, e finalmente a eletricidade.

Muitos contribuíram para a evolução dos meios de comunicação social, em particular do Rádio, que em oito décadas tomou-se mais que um meio de informação. O Rádio é um amigo, um companheiro que está ao lado das pessoas em qualquer lugar.

SONOPLASTIA

Ligue o rádio e ouça a voz do locutor, as musicas do momento, vinhetas ( vinhetas são ilustrações sonora que se coloca no começo, meio e fim de um programa) que anunciam o nome da emissora, do programa e também dos blocos de comerciais.

Nesse universo de sons, de repente, ondas quebram no mar revolto, os grilos e outros animais invadem a casa. Essa é a magia do Rádio, que estimula a imaginação e a fantasia por meio dos sons, fazendo cada pessoa criar e sentir, o sabor, o cheiro, a cor e a textura das imagens ouvidas.

Criar este clima é a função da sonoplastia, através dos recursos sonoros ( efeitos especiais). A sonoplastia é um dos maiores triunfos, um dos motivos da magia do Rádio, mas o que seriam dos grandes truques sem um habilidoso mágico? O operador de áudio, o sonoplasta é o mágico da radiofonia.

ESTAMOS NO AR

O Rádio é um meio de comunicação interativo por vocação, sendo que a grande maioria dos programas é ao VIVO. E, como errar é humano, existe possibilidade da ocorrência de erros e contratempos durante o desenrolar dos programas.

Nesse caso, a responsabilidade do operador de áudio é grande. Afinal, ele controla todos os sons que a emissora transmite. Por isso, além de conhecer o roteiro, é necessário ter muita atenção, uma vez que qualquer falha pode ser fatal e comprometer a qualidade da emissora.

A atenção é importante não apenas para que o combinado seja corretamente executado, mas principalmente para ajudar nos imprevistos que possam acontecer e que resultem em alterações ao roteiro. Nesse momento o operador deve estar preparado para, com Sensibilidade, dar o toque certo ao programa.

Em uma emissora de Rádio deve existir sintonia e diálogo constante entre todos, especialmente entre o operador de áudio e o comunicador que estiver no ar. Garantia de um programa de excelente qualidade e sucesso de audiência!

MESA DE SOM

 

O coração em um estúdio de Rádio é a mesa de som. Esse equipamento, também conhecido como mixer é utilizado para misturar os sinais de diversas vozes de áudio, por exemplo, a voz do locutor e um fundo musical.


AMPLIFICADOR

Enquanto a mesa de som mistura o áudio de diversas fontes ( microfone, disco, cd, md..etc...) o amplificador como o próprio nome diz, é responsável pela ampliação desses sons.

TOCA CD

Como o próprio nome indica é um aparelho que é responsável pela reprodução dos sons musicais através de CDs (reprodução de sons de musicas tocadas).
 

MICROFONE

É o equipamento que oferece ao locutor a oportunidade de falar, colocar a voz, expressar idéias através das ondas do rádio. O microfone capta a voz ou qualquer som ambiente, transformando-os em sinais elétricos para que possam ser amplificados.

CAIXA DE SOM

As caixas de sons funcionam de maneira contraria do microfone, os altos falantes transformam sinais elétricos em sons.

RÁDIO ESCOLA

De comum acordo com a direção da suã escola, com a parceria de um grupo de radio amantes, cada escola, deve colocar no ar a sua Emissora.

PASSO A PASSO

Primeiramente deverá ser adquirido um amplificador, uma pequena mesa de som, um toca CD, microfones e diversas caixas de sons e fios necessários à instalação do estúdio e colocação das caixas de sons.

COLOQUE SUA RÁDIO ESCOLA NO AR

1.- Escolha uma pequena sala da sua escola para ser o estúdio

2.- Através de um técnico instale o estúdio e os aparelhos

3.- estenda para o pátio da escola o seu sistema irradiante, colocando as caixas de sons.

Caso queira ir um pouquinho mais longe, com uma parceria com a CEMIG, instale caixas de sons nos postes, na adjacência da escola.

SUCESSO

Fundação de Radiodifusão Educativa e Cultural Gleibe Terra

RÁDIO EDUCATIVA TERRA FM DE UBERABA - MG

A Rádio TERRA FM foi fundada em 27 de janeiro de 1997, e colocada no ar em 30 de janeiro de 1997. A emissora com sede a Rua Senador Bias Fortes, 71, Fabrício, em Uberaba, MG, fundada pelo Dr Gleibe Terra e teve como mantenedora até 26 de janeiro de 2003, a As­sociação Comunitária Homem da Terra. A emissora é símbolo de luta e resistência em favor da "democratização da comunicação social" e há mais de nove (09) anos mantém-se fiel ao compromisso firmado em favor de uma efetiva cidadania, prestando relevantes serviços.à comunidade Uberabense. A ACHT- Rádio Terra Fm, em dezembro de 2002, resolveu ser a instituidora da "Fundação de Radiodifusão Educativa e Cultural Gleibe Terra". A Fundação mantém a Rádio Terra Fm, com inclusão no plano básico da Anatel e documentação da outorga junto ao Ministério de Estado das Comunicações e com parceria com a Universidade Presidente Antonio Carlos, e tem como objetivos de prestar serviços à comunidade, com uma programação voltada à educação, com transmissão de musicas sertanejas/ raiz Durante todos estes anos, a emissora tornou-se legitima, conquistou a maior audiência e a total preferência dos Uberabenses, com um formato e programação diferente, onde as brincadeiras radiofônicas conquistaram os ouvintes de Uberaba. Membros da Fundação: Paulo Roberto da Silva, Gilda Sarreta Terra, Cíntia Carla A. Silva, Ana Cristina Sarreta Terra, Clemir das Graças Guimarães, Ana Paula Sarreta Terra, Joubert. G. Durão, Gleibe José Terra Júnior, Raimundo S.S. da Silveira e Gleibe José Terra.

Web Site: www.noturnafm.com.br

Noturna FM Frutal MG © 2005 2015