Voltar para a pagina anterior 
     
Cloy Dias Dutra de 80 anos, cultivou em seu pomar uma laranja que chegou a pesar 3,210 quilos com 70 cm de circunferência, em Sítio Vista Alegre , em São José do Ribeirão.

Especialista em enxertos e técnicas de plantio, Cloy exibe com orgulho, a laranja que pertence à variedade grape-fuit (americana, mas de cultivo bem adaptado ao clima tropical do Brasil).

“Devido ‘as fortes chuvas e vendavais, a fruta caiu do pé e rachou, senão, teria crescido mais” Afirma o agricultor.
Ele disse que costuma retirar parte das frutas de cada laranjeira, deixando apenas uma em cada galho, o que pode ter propiciado o crescimento fora do comum da laranja.

Fazendo jus ao nome do município Bom Jardim, onde mora, ele é um exemplo de dedicação e respeito à terra e à natureza. Muito conhecido por todos na região, que também cultiva uma laranjinha japonesa, conhecida como quincan, que é a menor do mundo. Para comparar com a “super laranja”, o quincan assemelha seu tamanho com o de uma bolinha de gude, medindo em torno de 2cm de circunferência e pesando cerca de 10 g.
 

Já a laranja gigante, que levou de quatro a cinco meses para ficar madura e sem qualquer tipo de adubo, assemelha ao tamanho de uma melancia pequena.

Cloy participou de vários cursos e projetos de paisagismo, jardinagem, urbanização em bairros, enxertos de frutas cítricas e rosas, entre muitas outras, participou também, como expositor em todas as exposições realizadas no município, entre o período de 1980 e 1995.

Assim o paisagista recebe do rankBrasil o troféu e certificado de registro da maior laranja do Brasil.
 

Noturna FM Frutal MG © 2005 2008